O termo microcrédito refere-se a concessão de pequenos montantes de empréstimo aos indivíduos de baixa renda e não assalariados com pequenas ou sem garantias.
Há por chamar especial atenção para o facto de empréstimos concedidos a Micro e Pequenos Empreendedores e trabalhadores salariados geralmente não se enquadrarem dentro da definição de microfinanciamento capital de Giro e Fundo de Tesouraria.
Por sua vez, Microfinanças referem-se aos microcréditos, captação de poupança, micros seguros, transferências de valores monetários, pagamento de serviços e outros cujo grupo alvo são as camadas de baixa renda.
Saiba o que é microcrédito e como essa modalidade de financiamento pode ajudar o seu pequeno negócio.
Que empreender é um grande desafio todos os empreendedores sabem. Em geral, os grandes desafios de empreendedores de primeira viagem são a falta de dinheiro e a falta de experiência. Experiência se adquire colocando a mão na massa. Dinheiro é mais complicado.
E se você já tentou ir a um banco pedir algum emprestado, deve saber da dificuldade que é conseguir verba quando ainda se é pequeno.
O que nem todos sabem é que, apesar do grande desafio, há muitos caminhos e ferramentas que podem facilitar muito a vida deste empreendedor. Se o seu negócio está no começo, e você é um micro empreendedor individual, você pode recorrer ao microcrédito. Já pensou sobre isso?
O microcrédito nada mais é do que uma modalidade de financiamento direcionada a negócios, como a expressão sugere, de pequeno porte. Em geral, uma das grandes diferenças entre essa modalidade e as convencionais, é que, além dos valores do financiamento serem baixos, as instituições de microcrédito exigem garantias mais simples para conceder o crédito. Além disso, os prazos de pagamento são mais curtos.
Mas, não pense que você vai pegar a grana e acabou…..
Uma das condições do microcrédito é que o empreendedor será acompanhado de perto. Antes de receber o investimento, o empreendedor receberá uma visita dos agentes de créditos ao local onde exerce suas atividades produtivas, isso tudo para que eles avaliem as necessidades da pequena empresa, mas também as suas condições de pagamento. Depois que o empreendedor receber o dinheiro, este agente de crédito passará a acompanhar a evolução do negócio e a fornecer orientação se necessário.
O empreendedor que optar pelo micro crédito deve recorrer ao BAMFE Crowdfunding . O Banco recentemente incluiu em caráter permanente o apoio ao micro crédito em suas políticas operacionais. Com a mudança, o valor máximo de financiamento por beneficiário sobe de 500 euros a 10.000, euros.
Para ter acesso ao programa de microcrédito do BAMFE CROWDFUNDING , o empreendedor pode ser pessoa jurídica (saiba como se formalizar aqui) ou física. Há um teto de faturamento: receita bruta igual ou inferior a 10.000, oo euros.
Além disso, podem ser financiados investimentos fixos, como compra de equipamentos, de insumos e obras civis, além de capital de giro. O BAMFE CROWDFUNDING financia valores até 10.000,00 por cliente, com uma taxa de juros de até 1.50 a 4% ao mês. Os prazos de financiamento e as garantias exigidas devem ser negociados pelo cliente diretamente com o agente operador. Mas, para conseguir a sua verba, não adianta ir bater diretamente na porta do BAMFE CROWDFUNDING . Você deve se dirigir aos agentes operadores do microcrédito de sua cidade/região, que fornecerão as condições de financiamento e analisarão a possibilidade de concessão de crédito. A relação destes agentes você encontra aqui.
“Um universo onde a inadimplência quase não existe.”
Você deve estar se perguntando como é que um banco resolve dar dinheiro para pequenos empresários sem ter uma garantia de que receberá o dinheiro de volta. Há um outro caso famoso de sucesso envolvendo microcrédito. Já ouviu falar de Muhammad Yunus, o banqueiro dos pobres? Oriundo da Birmânia, o economista e professor começou a emprestar pequenas quantidades de dinheiro (pequenas mesmo) para pessoas em extrema situação de vulnerabilidade de uma comunidade vizinha da universidade onde ministrava aulas de economia. Isso lá nos anos 70. E a grande supressa foi que tudo o que ele emprestava era retornado. Basta dizer que dessa generosa iniciativa de um verdadeiro empreendedor social, surgiu o Grameen Bank, um negócio social que hoje tem um fundo de alguns milhões. Você está cogitando dar esse passo e recorrer ao microcrédito para crescer? Então, não esqueça de fazer um bom planeamento financeiro, isso é fundamental para que você garanta a sustentabilidade da sua operação!
Os microcréditos poderão ser concedidos para:
Capital de Giro Destinado à aquisição de mercadorias e matérias-primas ou insumos agrícolas.
Capital Fixo
Destinado a: Aquisição de ferramentas, máquinas, equipamentos e veículos utilitários/equipamentos, sendo indispensável a apresentação prévia dos respectivos orçamentos para aprovação do crédito;
Melhoria e/ou ampliação de instalações do negócio em questão.
Microcrédito Comercial
É um produto do BAMFE Crowdfunding vocacionado para micro empresários, que necessitem de valores mínimos para o desenvolvimento da sua micro-empresa com uma pequena estrutura em termos de organização e volume de negócio, em determinada actividade comercial.
Os valores concedidos às micro-empresas vão desde Usd 500.00 a euros 10.000.00, a serem concedidos dentro de um prazo acordado entre o micro-empresário e o BAMFE Crowdfunding , variando dos 3 meses aos 8 meses, tendo prestações fixas de acordo com o negócio do cliente, podendo estas serem mensais, quinzenais ou semanais, obedecendo ao teor de entrada de receitas do negócio.
O microcrédito poderá ser renovado, desde que obedeça a critérios tais como, liquidação do primeiro crédito e pontualidade no pagamento das prestações do primeiro microcrédito.
Microcrédito Rural
Tal como o nome indica, é destinado a atividades rurais, tais como agricultura, pesca, etc. No crédito agrícola os grupos têm acesso aos meios necessários para desenvolver as suas actividades, nomeadamente insumos e equipamentos. O mutuário é um grupo de 4 (quatro) a 7 (sete) pessoas, com um líder eleito. Para o microcrédito agrícola o prazo de reembolso é de 6 (seis) meses para aquisição de insumos e de 18 (dezoito) meses para equipamento. O capital mutuado é de Usd 5.000,00 podendo chegar aos Usd 10.000,00 em alguns casos de aquisição de equipamentos, consoante as necessidades para o desenvolvimento da actividade agrícola.
O capital mutuado é de Usd 5.000,00 podendo chegar aos Usd 10.000,00 em alguns casos de aquisição de equipamentos, consoante as necessidades para o desenvolvimento da actividade agrícola.
Edificio Office Work Space, Ponte Graça
+ 239 9812935
geral@bamfeimf.com